CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Levantamento com empresários do comércio, serviços e turismo aponta burocracia e mobilidade urbana como principais demandas e desafios em Blumenau

Compartilhe essa publicação:

A burocracia e a mobilidade urbana foram apontadas como os grandes desafios a serem enfrentados pela próxima gestão municipal de Blumenau, em pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas da Fecomércio SC e pelo SINCAVI para mapear as principais demandas dos setores de comércio, serviços e turismo da cidade.

O objetivo da pesquisa foi compreender as necessidades, anseios e gargalos dos empresários destes setores, bem como disponibilizar aos futuros gestores municipais os principais pleitos em relação a cinco macrotemas: burocracia, mobilidade urbana, educação, segurança pública e saúde.

A burocracia em Blumenau foi um tema consenso entre os empresários participantes da dinâmica. Diminuir os valores das taxas e impostos municipais (56,7%); reduzir o tempo de emissão de documentos como autorizações, licenças e alvarás (53,3%); e disponibilizar/intensificar atendimento digital (50%) surgiram como principais demandas citadas dentro das respostas múltiplas da pesquisa.

O tema da mobilidade no município foi também lembrado por todos os participantes, citando o problema e a necessidade de duplicar a BR 470, os acessos à cidade e a questão do transporte público. A BR 470 se mostra um dilema para captar investidores para a região.

Manutenção constante das vias públicas (53,3%), investimento em meios de transportes alternativos (50%), ampliação dos horários do transporte público (43,3%) e intensificar/ implementar estacionamento rotativo (43,3%) foram as principais demandas apontadas.

O projeto de pesquisa Demandas Municipais do Setor de Comércio, Serviços e Turismo em Santa Catarina foi desenvolvido e encabeçado pela Fecomércio SC em parceria com os sindicatos filiados em nove cidades: Blumenau, Criciúma, Concórdia, Chapecó, Florianópolis, Itajaí, Joinville, Canoinhas e Lages.

Confira o relatório da pesquisa Fecomércio/SINCAVI na íntegra:

Relatório Demandas Municipais 2020 – Blumenau

Scroll to Top