CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO COMÉRCIO DE BENS, SERVIÇOS E TURISMO

Sistema Fecomércio SC foca em articulação política e pacote de ações efetivas no Sesc e Senac

Compartilhe essa publicação:

Desde o início da pandemia, o Sistema Fecomércio SC vem atuando com firmeza na defesa do setor terciário, dialogando com o Governo e orientando sindicatos e empresários sobre as mudanças de ordem trabalhista e tributária, além de contribuir efetivamente com ações coordenadas pelo Sesc e Senac em todo o Estado.

Entre as medidas, destaque para a atuação de enfermeiros e professores do Senac SC em  hospitais e unidades de saúde em todo Estado, doações de  itens de prevenção,  disponibilização de hotéis e quadras do Sesc para ações de combate ao COVID-19 e campanha emergencial do Mesa Brasil, garantindo a arrecadação e distribuição de alimentos para cerca de 500 instituições cadastradas no programa, em 70 cidades.

→Articulação constante com o Governo do Estado para subsidiá-lo com informações sobre os setores afetados e  com outras entidades do setor produtivo para traçar medidas que ajudem a mitigar os efeitos da crise. A Federação integra o Grupo Econômico do Comitê de Gestão de Crise do governo do Estado, com participação ativa nas discussões e decisões para a retomada segura das atividades.

Leia mais:

Governo do Estado divulga plano estratégico para retomada das atividades em SC

Avança diálogo entre setores produtivos e Governo para retomada das atividades econômicas em SC

Entidades empresariais propõem ao governo de SC ações para retomada das atividades

→Acompanhamento das determinações e recomendações do Governo do Estado para divulgar informações verídicas e de fonte confiável para a base de representados.

Leia mais:

Obras e atividades da construção civil estão autorizadas em SC

Governador de SC recua e prorroga quarentena até 8 de abril

Badesc e Governo lançam linha de crédito emergencial para MEIs

Medidas de isolamento social são prorrogadas por mais sete dias em SC

Governo anuncia plano de recuperação econômica de Santa Catarina

Portaria do Governo do Estado detalha medidas para conter coronavírus em Santa Catarina

Saiba o que muda com o decreto de situação de emergência em SC

→Realização de pesquisa com empresários catarinenses para compreender o impacto da pandemia nos negócios. O levantamento traz informações sobre o panorama antes e durante a pandemia, além das ações realizadas pelas empresas para lidar com a situação.  A entidade também ouviu a população para saber qual é a percepção do catarinense sobre os reflexos das medidas de combate ao coronavírus no cotidiano.

→Orientação aos sindicatos e empresários a respeito das medidas trabalhistas editadas no Estado e em âmbito federal, com produção sistemática de boletins informativos que trazem o posicionamento da entidade e principais pontos que deve ser observados.

Leia mais:
Governo Federal publica MP que permite mudanças na jornada de trabalho e salários
Governo Federal publica MP com novas medidas trabalhistas
Pacote de medidas em defesa do emprego aguarda apresentação ao Congresso Nacional
Coronavírus: Confira como ficam as relações de trabalho

– Monitoramento de projetos de lei que afetam o setor e articulação com parlamentares.

Leia mais:
Governador sinaliza veto ao PL que prorroga prazo do ICMS em SC
Alesc aprova PL que proíbe corte de energia, água, esgoto e gás em SC

→ Orientação aos sindicatos e empresários sobre medidas tributárias adotadas pelo Estado para minimizar os impactos econômicos do coronavírus.

Leia mais:
Confira as medidas tributárias para minimizar crise provocada pela Covid-19
Governo prorroga prazos de tributos durante situação de emergência em SC

→Elaboração de cartilha com as principais linhas de crédito oferecidas no momento para dar fôlego às empresas.

→Articulação em Defesa do Sistema S no Estado e visibilidade às ações realizadas pelas duas casas.

Leia mais:
“Custo social será alto”, diz presidente da Fecomércio SC sobre corte no Sistema S
Senac SC oferece cursos EAD gratuitos durante quarentena
Sesc-SC anuncia medidas para auxiliar no combate ao Coronavírus
Confira medidas e ações do Sistema Fecomércio SC, Sesc e Senac para minimizar propagação do coronavírus

Máscaras  para doação produzidas por professores no Laboratório de Moda

O Senac SC suspendeu as atividades presenciais em 18/03/2020, seguindo orientações do governo do estado de Santa Catarina. Desde 19/03, todos os 2.075 funcionários recebem estrutura, apoio e orientações para trabalhar em home office.

→ Os 35.652 alunos matriculados seguem estudando por meio de ambiente de ensino virtual. Todos são acompanhados pelas plataformas digitais e equipes pedagógicas – nos poucos casos que não foi possível fazer aulas online devido ao período de estágio, os alunos farão posteriormente à quarentena. Os alunos estão seguindo os conteúdos previstos e com acesso à biblioteca digital, com mais de 8.500 títulos.

→Cerca de 85% dos docentes de Enfermagem do Senac SC estão trabalhando na Assistência em Saúde, nos diferentes níveis de complexidade em hospitais e unidades de saúde em todo Estado. São 244 enfermeiros e professores do Senac SC que estão na linha de frente em 20 cidades de todas as regiões do Estado: São Miguel do Oeste, Blumenau, Chapecó, Palhoça, Joaçaba, Criciúma, Jaraguá do Sul, Concórdia, Brusque, Tubarão, Videira, Caçador, Lages, Rio do Sul, Itajaí, Porto União, Xanxerê, Florianópolis, São Bento do Sul e Mafra.

→As unidades do Senac SC já começaram as doações de máscaras, toucas e luvas que seriam usadas nas aulas para equipes da instituição e profissionais da linha de frente em diversas cidades do Estado. Ao todo são 41 mil luvas, 4.800 máscaras e mais de 5 mil toucas.

→A instituição também disponibilizou professores de fisioterapia, enfermagem, psicologia e técnicos em enfermagem para auxiliar no teleatendimento e acompanhamento remoto de pacientes com suspeitas de coronavírus e para os usuários com diagnóstico do covid-19 que estão em internação domiciliar.

→Alunos de enfermagem e professores estão atuando na campanha de vacinação na maioria das unidades do Estado.

→Diversas unidades estão promovendo cursos, palestras, workshops e eventos online gratuitos. Também foram abertas 2500 vagas nos Cursos Gratuitos do Programa Senac De Gratuidade (PSG) em Santa Catarina.

→A Instituição também lançou a websérie “Fala, prof!” para auxiliar alunos e empresários na quarentena. O objetivo é dar dicas práticas sobre finanças pessoais, home office, marketing digital, cuidados com alimentos, saúde e beleza, auxiliando estudantes, empresários e a comunidade em geral no enfrentamento aos desafios cotidianos do isolamento social.

Os vídeos estarão disponíveis às terças e sextas-feiras: instagram.com/senacsantacatarina/

→Observatório da Gastronomia está com uma série de lives em seu perfil no Instagram, com conteúdos que transitam entre dicas de alimentação, segurança nutricional e agricultura familiar.

Equipe do Mesa Brasil na arrecadação e distribuição de alimentos 

Desde o dia 18/03, as Unidades do Sesc-SC estão fechadas e com todas atividades presenciais suspensas. As atividades de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, contraturno (Habilidades de Estudo), Idiomas e Idiomas Máster continuaram, porém com aulas online desde 03/04.

→O Sesc disponibilizou os três meios de hospedagem no Estado para profissionais de saúde e de segurança pública com familiares acometidos pela doença ou pertencentes ao grupo de risco. Os quartos do Hotel Sesc Cacupé, em Florianópolis, da Pousada Rural Sesc Lages e do Hotel Sesc Blumenau poderão ser usados como dormitório das equipes de trabalho, evitando a propagação do vírus. Neste caso, os órgãos municipais ou estaduais deverão formalizar uma solicitação junto à Direção Regional do Sesc Santa Catarina, pelo e-mail faleconosco@sesc-sc.com.br, que dará entrada nas autorizações necessárias para a oferta dos leitos. Lembrando que o serviço de hotelaria não estará disponível, sendo a alimentação e higienização dos quartos a cargo dos ocupantes.

→ O Programa Mesa Brasil Sesc Santa Catarina, que atua no combate à fome e ao desperdício de alimentos, segue operando em Blumenau, Chapecó, Joinville, Lages e na Grande Florianópolis, garantindo a arrecadação e distribuição dos alimentos doados por parceiros em 70 municípios.

→O Sesc intensificou a atuação da rede de solidariedade com a Campanha Emergencial Mesa Brasil Sesc x Covid-19, que conta com pontos de  coleta  instalados em 28 supermercados, com o apoio da Associação Catarinense de Supermercados (Acats). O objetivo é arrecadar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza ambiental para serem distribuídos nas instituições sociais cadastradas no programa, que atendem pessoas em vulnerabilidade social.Desde o dia 26 de março, foram arrecadados 212 Kg de alimentos nos pontos de coleta e 60.118 Kg de alimentos por meio das rotas de colheita urbana e Central de Abastecimento de Alimentos do Estado. O programa vem buscando mapear grupos e comunidades que estão em maior vulnerabilidade, articulando-se também com a Secretaria Estadual de Segurança Alimentar Nutricional de SC. Por meio de uma parceria nacional com a Monedelez, o Mesa Brasil Sesc Santa Catarina receberá  uma grande doação de ovos de Páscoa.

→Profissionais das mais diversas áreas do Sesc-SC seguiram comprometidos com o bem-estar, saúde e conhecimento dos catarinenses, disponibilizando conteúdos diferenciados, atividades on-line, como contação de histórias e aulas de Desenvolvimento Físico-Esportivo, além de dicas e orientações.

Fonte: Fecomércio SC

Scroll to Top